O advogado previdenciário Lucas Soares Fontes é um ferrenho entusiasta do aplicativo Meu INSS. Ele afirma categoricamente que o app irá substituir as agências da autarquia federal em um futuro não tão distante. Conforme afirma, com o uso de recursos tecnológicos todos os serviços de uma agência poderão ser realizados à distância por ele. Lucas afirma que até mesmo as perícias dispensão o atendimento presencial sendo realizadas por videochamadas pelo app, reduzindo o buraco negro que é o rombo de rtecuross públuicos usados para manter uma agêncioa comatendimentos presencial.
Conforme explica Lucas Soares Fontes, as novas metodologias de concessão de benefícios e as inovações tecnológicas das últimas décadas permitem aferir com certeza a autenticidade, confidencialidade, disponibilidade e contemporaneidade e demais requisitos que o atendimento online para fins de transformação em presencial.
Lucas Soares Fontes elenca três processos essenciais para transformar todos os atendimentos online do INSS em presenciais. O primeiro é autenticar o usuário de forma a se assegurar que aquele que ingressa no aplicativo é o responsável pelo acesso. Esse recurso pode ser facilmente garantido com o uso das bases digitais do governo, reconhecimento facial, logins e senhas de acessos e certificados digitais.
Ainda afirma Lucas Soares Fontes que assegurar a confidencialidade das informações no atendimento online é ainda mais fácil e efetivo do que no presencial visto que todas as informações serão encaminhadas pelo e-mail do usuário ou aplicativo que por ele for indicado assegurando à informação uma segurança maior do que documentos enviados pelos correios que além de facilmente extraviados e abertos geram um custo enorme aos cofres públicos.
Um dos últimos obstáculos para o atendimento completamente online pelo aplicativo Meu INSS segundo o advogado Lucas Soares Fontes é quanto às questões de disponibilidade e contemporaneidade das informações enviadas pelo próprio usuário tais como documentos para comprovação em processos. Isso seria superado pelo cruzamento de bases de dados em que o próprio sistema checaria a autenticidade dos documentos por ele apresentados por meio do cruzamento de dados.
Essas medidas, muitas paradas por falta de interesse político em fazê-las, daria muito mais eficiência ao atendimento na plataforma digital do INSS e contribuiriam para um atendimento completamente online para com o segurado.
Average Rating